HISTÓRIA DO MUAY THAI CONTADA PELOS TAILANDESES.

               Nai Khanom Tom .... Chamado de o Pai do Muay Thai na Tailândia. 

Outra lenda Tailandesa bastante popular é a de Nai Khanom Tom e uma prova da capacidade altamente qualificada dos lutadores de Muay Thai. Em 1767, o Exército Birmanês saquearam a Capital da cidade Tailandesa de Ayudhaya (120 quilômetros de Banguecoque). O Rei Birmanês  (Senhor Mangra) e seu Exército Saquearam a cidade e seus "Templos Magníficos, Tesouro e Riquezas. Voltando rapidamente à Birmânia antes que os reforços chegassem para salvar a capital, o exército Birmanês levou prisioneiros para a longa marcha de volta para casa para transportar os seus bens roubados e tesouros. Entre os prisioneiros era um lutador de Muay Thai chamado Nai Khanom Tom. Os birmanês comemoraram sua vitória sobre os Tailandeses, o Rei da Birmânia realizou um festival e celebração. Durante o festival, os escravos provenientes da Tailândia foram obrigados a lutar contra os melhores lutadores birmaneses para o entreterimento.

 

Nai khanom Tom o pai do Muay Thai, Nai Khanom Tom entrou no pátio para lutar, ele pediu um momento para se preparar.  Nai Khanom Tom então começou uma dança ritualística lento ao redor do pátio acenando com as mãos e os braços. O lutador birmanês olhava com medo, como ele pensou Nai Khanom Tom estava tentando amaldiçoá-lo com espíritos malignos antes de iniciar perguntaram o que ele estava fazendo, Nai Khanom Tom explicou que ele estava apresentando o respeito ao seu professor de Muay Thai, o esporte, e seu país através da realização de sua curta dança. Muitos acreditam que este pode ter sido a origem do [Wai Kru - Rammuay], que ainda é realizada por todos os lutadores tailandeses antes de lutar contra um oponente.

 

Quando a luta começou, Nai Khanom Tom facilmente venceu o lutador Birmanês com uma série de chutes fortes e cotovelos. O lutador Birmanês alegou que ele tinha perdido, porque ele foi amaldiçoado pelo lutador Thai. No entanto, Nai Khanom Tom chegou a derrotar 10 rivais mais Birmaneses com combinações duras, cortes, debilitante, chutes e cotoveladas, socos rápidos, e jogando seus adversários no chão. O Rei Birmanês  ficou impressionado com a capacidade e habilidade de Nai Khanom Tom. Quando Nai Khanom Tom derrotou o seu último rival, o Rei Birmanês concedeu a Nai Khanom Tom sua liberdade e recompensou-o com várias mulheres Birmanesas para ser suas esposas. Nai Khanom Tom voltou à Tailândia como um herói, e viveu a sua vida ensinando Muay Thai. Por isso a lenda de Nai Khanom Tom é tão bem conhecido, ele é chamado de "pai do Muay Thai."  Na Tailândia se comemora o dia do Muay Thai em 17 de Março.

History of Khmer Kickboxing

 

Pradal Serey, ou Khmer Boxe, significa "luta livre" na língua Cambodiana. A razão pela qual o mundo chama este esporte antigo Muay Thai é porque o povo tailandês foram os primeiros a comercializar este estilo de luta para o mundo. Na verdade, esta forma de luta tem suas raízes no Império Khmer que datam cerca de 1000 anos antes existir o pais Siam (Tailândia)  Começando com Bokator e posteriormente refinado em um estilo de luta mais coordenada Pradal Serey é a primeiro luta no mundo onde os lutadores fizeram uso efetivo de socos, chutes, cotovelos e joelhos. História do Khmer Kickboxing
Pradal Serey, o antigo estilo de luta dos Khmers

MUAY THAI NO BRASIL

NA DÉCADA DE 70 PARA 80 O MUAY THAI INICIOU EM CURITIBA COM NÉLIO NAJA NO RIO DE JANEIRO COM FLÁVIO MOLINA E EM SÃO PAULO COM ALVARO DE AGUIAR. NA ÉPOCA CHAMAVAMOS DE BOXE TAILANDÊS. NÓS JÁ PRATICAVAMOS ALGUM OUTRO TIPO DE ESTILO COMO TAE KWON DO, HAPKIDO, KARATÊ ETC...
EM MUITOS PAÍSES O MUAY THAI NÃO É A MODALIDADE DE LUTA DE ORIGEM, POIS ESSA MODALIDADE SÓ SE PRATICAVA NA ÁSIA. ANTES DO MUAY THAI JÁ EXISTIA O PRADAL SEREY /KUN KHAMER QUE ERA O BOXE PRATICADO NO CAMBODIA. NESSA ÉPOCA A TAILÂNDIA AINDA NÃO EXISTIA. O ÍNICIO O MUAY THAI FOI CRIADO POR GRUPOS DE TAILANDESES QUE USAVAM A MODALIDADE PARA SE DEFENDER DE PREDADORES. COM O TEMPO O MUAY THAI SE TORNOU ESPORTE NACIONAL E SURGIU A BOLSA DE APOSTAS E ASSIM TRAZENDO MAIS POPULARIDADE AO ESPORTE E ACABOU SE TORNANDO PROFISSÃO PARA MUITOS.

Abaixo segue a árvore do Rio de Janeiro, alunos do Flávio Molina
ÁrvoreBoxeTailandes.jpg

WAI KRU

Wai Kru

Before the competition of Muay–Thai, Thai swords, or any other ancient weapons martial arts, every competitors must perform the “Wai-Kru” ritual and perform the boxing dance which is the continued tradition since ancient. “Wai-Kru” is a way to payrespect to his majesty the king or the chairman of the competition tournament.
Furthermore, “Wai-Kru” is the way to realize the goodness of the master who give them the knowledge. It’s also the way to create the strength of their mind. The style of the dance is unique of each of boxing bureau. The boxer who danced the same style wouldn’t box each other since they realize that they have the same master. Furthermore, to dance is one way to warm up before starting the fight, it also helps relax the stress and to prepare body and mind to be ready to get into the battle.


RESUMO: Antes de competições de Muay Thai, apresentação de espadas, ou qualquer outra apresentação de armas, todo competidor deve apresentar o “Wai-Kru” ritual da dança do Boxeador, é a tradição. “Wai-Kru” é demonstrar respeito ao seu mestre, treinador e as pessoas presentes. “Wai-Kru” também é preparação psicológica. Os lutadores que apresentam o mesmo estilo de dança é porque pertence à mesma escola. A dança também serve como aquecimento antes de começar a luta, também é um ótimo relaxamento preparando o competidor físico e mental.



"Wai Kru" significa prestar respeito ao professor. O festival Wai Kru é uma oportunidade para os praticantes de Muay Thai prestarem homenagem não apenas àqueles que lhes ensinaram a arte, mas também aos mestres classificados acima deles, famosos lutadores de Muay Thai, e aos antigos guerreiros que vieram antes deles.